terça-feira, 19 de abril de 2011

A possessão das freiras de Loundun

A possessão das freiras de Loundun


As possessões Loudun eram um grupo de supostos possessões demoníacas que teve lugar em Loudun , França , em 1634. Este caso envolveu a Ursulinas freiras de Loudun, que teriam sido visitados e possuídos por demônios:
Em 1632, a Irmã Jeanne Agnes e dezesseis freiras dos conventos das Ursulinas, supostamente possuída por demônios, jogou convulsões e usou linguagem abusiva. Padre Jean-Joseph Surin exorcizou os demônios, convidando-os em seu corpo. Ele perdeu o equilíbrio mental, como resultado. Ele infligiu os ferimentos em si mesmo e tentou o suicídio. Descrevendo a situação, ele disse que era incapaz de entender o que aconteceu com ele quando o espírito desconhecido entrou em seu corpo. Ele tem a sensação de que ele tinha duas almas e que a alma alienígena constituía uma segunda personalidade. [1]
Pai Urbain Grandier foi condenado pelos crimes de feitiçaria , maus feitiços , e os bens visitado em cima das freiras Ursulinas, com base nas palavras de freiras possuídas. Até o -en-Provence Aix posses de 1611, as palavras das freiras possuíam teria falhado para se tornar provas.

O pacto teria sido assinado entre Urbain Grandier e do Diabo, roubada do Diabo gabinete de pactos pelo demônio Asmodeus . Esta página mostra as assinaturas de todos os demônios na posse das freiras Ursulinas de Loudun e na nota adicionado por Asmodeus. A outra parte pode ser visto aqui: Image: UrbainPact.jpg
Urbain Grandier foi nomeado paroquial padre de Saint-Pierre-du-Marche em Loudun, uma cidade em Poitiers , França, em 1617. Grandier era considerado um homem muito bonito, e era ao mesmo tempo rico e bem-educado. A combinação fez o sacerdote um alvo para a atenção das meninas em Loudun, um dos quais foi Trincant Philippa, filha do procurador do rei em Loudun. Acreditava-se pelo povo de Loudun que Grandier era o pai da criança é Trincant. Além Trincant, Grandier abertamente cortejada Madeleine de Brou, filha do conselheiro do rei em Loudun. A maior parte do princípio de que Madeleine foi amante de Grandier depois que ele escreveu um tratado contra o celibato dos sacerdotes para ela.
Grandier era também um homem muito bem relacionado, alta nos círculos políticos. Quando ele foi preso e considerado culpado por imoralidade em 2 de junho de 1630, foram estas as conexões que lhe restituiu a plena deveres de escritório dentro do mesmo ano. Presidindo o caso era o bispo de Poiters, um homem que era conhecido por não gostar Grandier e admitiu a vontade dele para fora da freguesia.
Duas histórias existem sobre o que aconteceu em seguida. Ou o bispo de Poiters aproximou Pai Mignon, confessor das freiras Ursulinas, e foi elaborado um plano para convencer algumas das irmãs para fingir posse e denunciar Grandier, ou Pai Mignon foi abordado pela Madre Superiora Jeanne des Anges (Joana dos Angels) para obter ajuda.
De acordo com a primeira história, o Padre Mignon facilmente persuadido a Madre Superiora, Jeanne des Anges, e outra freira a cumprir. Eles afirmam que o padre Grandier havia iludido, caindo em ajustes e convulsões, frequentemente prendendo a respiração e falar em línguas .
A segunda história alega que Jeanne tinha sonhos ilícito sobre o padre Grandier, que lhe apareceu como um anjo radiante. Como um anjo, ele persuadiu a atos sexuais, fazendo-a delirar em voz alta durante a noite. Jeanne sofreu flagelação e fez penitência durante o tempo perturbações-noite, mas ela não foi menos conturbada e logo constatou-se que outras freiras estavam sendo assombrado por alucinações e sonhos vulgar. Foi então, esta versão refere que a Madre Superiora Jeanne des Anges pediu Pai Mignon para ouvir sua confissão e purgar o convento de demônios .
No entanto, surgiu, Pai Mignon e seu assessor, padre Pierre Barre, viu na atividade uma oportunidade para remover Grandier.
Padres Mignon e Barre imediatamente passou a realizar exorcismos sobre as freiras possuíam. Várias das freiras, incluindo Jeanne des Anges, sofreu convulsões violentas durante o procedimento, gritando e fazendo movimentos sexuais para os sacerdotes. Seguindo o exemplo de Jeanne des Anges, muitas das freiras relataram sonhos ilícitos. Os acusadores de repente casca, gritar, blasfemar , e contorcer seus corpos. Durante o exorcismo, Jeanne jurou que ela e as outras freiras estavam possuídos por dois demônios chamado Asmodeus e Zabulon. Esses demônios foram enviadas para as freiras que o padre Grandier jogou um buquê de rosas nas paredes do convento.
Perto e percebendo o perigo em que estava, Pai Grandier implorou ao oficial de justiça de Loudun para isolar as freiras, as ordens do oficial de justiça foram ignorados, e os exorcismos e denúncias continuaram. Desesperado, Grandier escreveu ao arcebispo de Bordeaux , que enviou o seu médico pessoal para examinar as freiras. Não existem evidências de posse verdadeira foram encontrados, e do arcebispo ordenou a exorcismos cessará em 21 de março de 1633. As freiras foram sequestradas em suas celas.
Depois da tentativa frustrada de remover Grandier, seus contemporâneos, prosseguiram os seus esforços a sério. Um deles foi Jean de Laubardemont, um parente de Jeanne des Anges "e favorecida pelo poderoso cardeal Richelieu . Laubardemont e um capuchinho monge, Tranquille, visitou o Cardeal com a notícia da exorcismos vencida e acrescentou novas provas contra Grandier, fornecendo uma cópia de um caluniosos sátira Grandier tinha escrito sobre Richelieu. Consciente de que um parente seu, irmã Claire, estava no convento de Loudun, Richelieu afirmou o seu poder e organizou a Comissão Real para prender e investigar Grandier como uma bruxa . Laubardemont foi nomeado chefe da comissão.

Exorcismos público em Loudun

Quando o exorcismo é reiniciada às Loudun, eles foram conduzidos pelo perito exorcistas capuchinho Padre Tranquille, franciscano Padre Lactance e jesuíta Pe. Jean-Joseph Surin , e foram realizadas em público; até 7.000 espectadores assistiram. Os sacerdotes empregado comandos dramática, ameaças e rituais tanto directas e incentivar as freiras em suas acusações contra Grandier.
Somando-se a histeria solicitado pelos exorcismos públicos foram as histórias contadas por ambas as freiras e os amantes do ex-padre Grandier. Como em ambas as posses Louviers e Aix-en-Provence, posses , as alegações feitas contra Grandier eram abertamente sexual e mostrou visível respostas físicas. Porque eles eram públicos e dramático, os cidadãos de Loudun e áreas adjacentes foram fixadas contra Grandier.
Além dos sonhos que Jeanne des Anges e outras freiras tiveram relacionadas, Jeanne acrescentou um terceiro demônio para a matriz de possuidores que afligem as freiras: Isacarron, o diabo da devassidão. Depois de admitir a este possuidor terceiro demônio, Jeanne passou por uma gravidez psicossomática. Ao todo, Jeanne e as outras freiras alegou estar possuído por uma legião de demônios: Asmodeus , Zabulon, Isacaaron, Astaroth , Gresil, Amand, Leviatom, Behemot, Beherie, Easas, Celsus, Acaos, Cedon, Alex, Naphthalim, Cham, Ureil e Achas.
Em um esforço para limpar seu nome, o padre Grandier realizou um exorcismo no freiras si mesmo. Ele falou-lhes, em grego , testando os seus conhecimentos de línguas até então desconhecida para as freiras (um sinal claro de possessão). As freiras haviam sido treinados, e respondeu que tinha sido ordenada a sua pacto para nunca usar grego.
Em outro exorcismo, realizado pelo Padre Gault, o sacerdote obtido a promessa do demônio Asmodeus para deixar uma das freiras que estava possuindo. Mais tarde, um pacto do diabo, alegadamente escrito entre o Diabo e Grandier foi apresentado ao tribunal. Nesse pacto, roubado de Lúcifer s gabinete 'de pactos por Asmodeus-se, foi assinado em sangue por Grandier e vários demônios. Asmodeus aparentemente tinha escrito a mesma promessa que ele tinha dado ao padre Gault sobre este pacto:
"Prometo que quando sair esta criatura, vou fazer um corte abaixo de seu coração enquanto um alfinete, que esta abertura vai furar a blusa corpete, eo pano que será sangrenta. E amanhã, aos vinte de Maio às cinco na tarde de sábado, eu prometo que os demônios Gresil e Amand fará a abertura da mesma maneira, mas um pouco menor - e eu sanciono a promessas feitas por Leviatam, Behemot, Beherie com seus companheiros para assinar, ao sair, o registo da igreja de St. Croix! Dada a dezenove de maio de 1629. "
Mais tarde, os historiadores se provar que esta nota foi escrita na mão Jeanne des Anges ". Uma imagem do pacto é apresentado no início deste artigo.

Tortura em Loudun

Em 07 de dezembro de 1633, o padre Grandier foi preso no Castelo de Angiers. Seu corpo foi raspada e uma pesquisa bem sucedida para a marca do diabo foi feita por inquisidores . Protestos pelo Dr. Fourneau, o médico que elaborou Grandier para a tortura, eo boticário de Poitiers foram ignorados. Estes protestos afirmou à inspecção uma farsa , e afirmou que tais marcas não foram encontradas.
Nicholas Aubin 1693 os truques e ilusões dos Romanistas Sacerdote e Exorcistas Descoberto na história dos diabos de Loudun descreve o que aconteceu a seguir:
Eles enviaram para Mannouri o cirurgião, um dos inimigos [Grandier's], ea impiedosa maioria de todos eles, quando ele [veio] para a câmara, tiraram Grandier completamente nu, cegaram os olhos, rasparam-lo em todos os lugares, e Mannouri começou a busca-lo. Quando ele ia convencê-los que as partes de seu corpo que havia sido marcada pelo Diabo eram insensíveis, girou que extremidade da sonda que foi rodada, e guiou-o de tal maneira, que não sendo capaz de entrar na carne , nem para fazer muita impressão, ele foi empurrado para trás na palma da sua mão, o paciente não chorar depois, porque ele não sentia dor, mas quando o cirurgião bárbaro iria fazê-los ver que as outras partes de seu corpo eram muito sensato, ele voltou a sonda no outro extremo, que era muito pontiagudo, e empurrou-o até os ossos muito e, então, a abundância de pessoas [fora] ouviu queixas tão amargo, tão penetrante e gritos, que eles [estavam] mudou ... para o coração
Outras pessoas falaram em defesa Grandier, mesmo algumas das freiras possuíam proclamou a sua inocência. Laubardemont, cumprindo seu dever de condenar Grandier, explicou que as freiras "as reações do foram um truque de Satanás para salvar Grandier. Jeanne des Anges apareceu no tribunal com uma corda amarrada ao pescoço, violentamente, afirmando que ela iria se enforcar, se ela não poderia se retratar de suas mentiras anteriores. Todas as defesas foram ignoradas, e algumas testemunhas de defesa foram pressionados a manter silêncio. Publicamente, Laubardemont anunciou que todos os cidadãos que testemunharam a favor de Grandier seriam presos como traidores ao Rei e ter seus bens confiscados. Muitas destas testemunhas fugiu da França.
Enquanto as testemunhas de defesa foram obrigados a fugir, 72 testemunhas juraram provas contra Grandier, que foi negado o procedimento normal de julgamento por um tribunal secular. Se ele tivesse sido julgado por um tribunal secular, Grandier poderia ter apelado para o Parlamento de Paris . Em vez disso, o comitê de Richelieu assumiu o comando do processo judicial.
A tortura era um esforço comum para extrair confissões de bruxas acusadas durante o século XVII, claramente recomendado no Malleus Maleficarum . A maioria dos bruxos acusados ​​confessou imediatamente, dizendo a seus torturadores exatamente o que eles queriam ouvir. Pai Grandier nunca confessou, mantendo a sua inocência, mesmo sob as formas mais graves de tortura . Ele se recusou a nomear qualquer cúmplices, o que levou Pai Tranquille para quebrar as pernas de tanto Grandier.
Quase um ano depois, 18 de agosto de 1634, a Comissão Real encontrou Grandier culpado de todas as acusações contra ele e ler a sentença - Grandier seria queimado vivo na fogueira :
Nós requisitamos e fazer a ordem do referido Urbain Grandier devidamente julgados e condenados pelo crime de malefício, magia e de causar possessão demoníaca de algumas freiras Ursulinas desta cidade de Loudun, bem como de outras mulheres seculares, juntamente com outros encargos e crimes decorrentes. Para a expiação dos quais, temos condenado e não condenar o disse Grandier fazer amende honrosa, com a cabeça vazia, uma corda ao pescoço, segurando na mão uma vela acesa pesando dois quilos, antes da porta principal da igreja de St. Pierre-du-Marché e, antes que a de São Ursual desta cidade. Não de joelhos, pedir perdão a Deus, o Rei, e da lei; este feito, ele está a ser levado para a praça pública de St. Croix, e presa a uma estaca em um andaime, que será erguido no disse que o local para este fim, e não para ser queimado vivo ... e suas cinzas espalhadas ao vento. Nós requisitamos e assim fazer a fim de que todo e qualquer artigo de seus bens móveis serem adquiridos e confiscadas pelo rei, a soma de 500 libras primeira a ser tomadas para a compra de uma placa de bronze em que será gravado o resumo do presente julgamento, para ser criado em um lugar de destaque na referida igreja das Ursulinas, para aí permanecer por toda a eternidade. E antes de prosseguir com a execução da sentença em apreço, que o referido despacho Grandier a apresentar os graus primeiro e último de tortura, sobre os seus cúmplices.
Todos os detalhes do período foram realizadas.

Gravação em Loudun

Pai Grandier foi prometido que ele poderia ter a chance de falar antes de ser executado, fazendo uma última declaração, e que ele seria enforcado antes da queima, um ato de misericórdia. Em vez disso, a frades que carregava aleijado corpo Grandier para o jogo ele tinha encharcado com grandes quantidades de água benta , para que suas últimas palavras não podiam ser ouvidos, eo garrote usado para pendurar não tinha nó corrediço, não poderia apertar. Grandier foi deixado para queimar vivo.
Testemunhas relataram que a execução uma grande mosca zumbiu em torno da cabeça de Grandier, simbolizando que Belzebu , senhor das moscas, tinha chegado a ter a alma de Grandier para o inferno.
Antes de Grandier morreram, ele teve a última palavra. Lutando, declarou que o padre Grandier Lactance, presente, iria morrer em 30 dias. Para o dia, Lactance morreu, supostamente chorando ", Grandier, eu não era responsável por sua morte." Dentro dos próximos cinco anos, tanto o pai Tranquille e Dr. Mannouri, o inquisidor, morreu em delírio . Padre Surin ficou assombrado pelo exorcismos, eventualmente, não conseguir comer, se vestir, andar, ler, nem escrever. Ele não podia orar , em vez ter visões de demônios e asas negras. Ele tentou se matar em 1645 e só se recuperou depois de o novo chefe do Colégio dos Jesuítas, o padre Bastide, cuidou de Surin, em 1648. Surin não voltaria a andar, até 1657, oito anos antes de morrer.
Os bens não conseguiu parar após a execução do padre Grandier. Os exorcismos tinham sido tão apreciado pelo público de Loudun que se tornou um tipo de atração turística no convento. Freiras iria levantar as saias e implorar por atenção sexual, bater suas cabeças, anda nas suas mãos, e usar linguagem obscena. [ carece de fontes? ] exorcismos Público viria a seguir. Estas exposições continuou até 1637, quando a duquesa d'Aiguillon, sobrinha do cardeal Richelieu, relatou a fraude com seu tio. Tendo alcançado seu objetivo original, Richelieu rescindiu o inquisições.
Em 1634, Des Niau escreveu a seguinte descrição em sua História dos demônios de Loudun [ carece de fontes? ]
[As freiras] atingiu seu peito e costas com a cabeça, como se eles tiveram seus pescoços quebrados, e com uma rapidez inconcebível; Eles esconderam suas armas nas articulações do ombro, o cotovelo ou o pulso, duas ou três vezes ao redor. Deitada de bruços, eles se juntaram as palmas das suas mãos até as solas dos seus pés, o rosto tornou-se uma tão assustadora não suportava olhar para eles, seus olhos permaneceram abertos sem piscar. Suas línguas emitido repente de suas bocas, terrivelmente inchado, preto, duro e coberto de espinhas, e ainda enquanto estiver neste estado em que se falou claramente. Eles se jogaram para trás até que suas cabeças tocaram seus pés, e andou nesta posição com uma rapidez maravilhosa, e por um longo tempo. Eles proferiu gritos tão horrível e tão alto que nada parecido jamais foi ouvido antes. Eles fizeram uso de expressões tão indecentes quanto à vergonha o mais debochado dos homens, enquanto os seus atos, tanto em expor-se e convidando comportamento lascivo dos presentes teria surpreendido os presos de menor bordéis no país.
Alguns afirmam que ele era realmente Jeanne des Anges que os exorcismos público parado. Jeanne supostamente teve uma visão de que ela seria liberta do diabo , se ela fez uma peregrinação ao túmulo de São Francisco de Assise . Ela foi para Annecy , em seguida, visitou Richelieu eo rei Luís XIII em 1638. Os demônios tinham ido embora.
Jeanne des Anges ficou convencida de sua santidade , até que ela morreu em 1665.

Contribuição para Demonology

O demônio Gressil está escrito de, pela primeira vez nos registos dos bens Loudon. Sebastien Michaelis viria a atribuir o estatuto de Gressil demônio da impureza e da sujeira, o terceiro na ordem dos Tronos.

Notas Moderna

Em 1866, Jean-Martin Charcot analisou o caso das Posses Loudun. Sua crença era de que as freiras foram vítimas de histero-demonopathy; frustrados, eles tinham transformado a sua erótica em sonhos de desejos demoníacos por posse Grandier, um belo homem carismático que, era conhecido como um sedutor de mulheres. Sexual [ carece de fontes? ]
Como adversário do cardeal Richelieu, Grandier tinha feito um inimigo do homem quando ele escreveu a sátira difamatórios, em 1618, mas ações adicionais por Grandier pode ter desempenhado um papel importante na recolha de raiva do cardeal. Enquanto em Loudun, Jean de Laubardemont foi supervisionar a demolição de fortificações da cidade, incluindo o Castelo de Loudun. Parte do programa de Richelieu para eliminar huguenote fortalezas, destruindo as fortificações locais, eo sucesso de sua missão teria que ajudou a consolidar o poder do cardeal tanto dentro da igreja e no interior da França.
(Huguenotes) e católicos moradores protestantes de Loudun ambos foram contra a retirada de suas muralhas, que iria deixá-los desprotegidos contra mercenários de exércitos. Grandier já a promessa do rei que as paredes Loudun não seriam destruídas e impedidas Laubardemont a demolição das fortificações. Laubardemont prontamente comunicados ao Richelieu, com o conto de exorcismo falhou, a sátira calunioso, Grandier e dificultando a recente dos planos de Richelieu.
Finalmente, outro objetivo foi atingido pela Posses Loudun: conversão ao catolicismo . Muitos dos habitantes da cidade protestante convertido ao catolicismo, como resultado dos exorcismos públicos, minando ainda mais qualquer sentimento huguenote na região.
Historiadores acreditam hoje que o objectivo da injustiça cometida em Loudun era uma mistura de ambição política, a necessidade de atenção, e um desejo fundamental de dispor de seus adversários políticos.

Como inspiração artística

O 1952 livro intitulado The Devils de Loudun por Aldous Huxley narra a história do julgamento de Urbain Grandier , pároco da cidade, que foi torturado e queimado na fogueira em 1634 . Ele foi acusado de estar em aliança com o diabo e ter seduzido um convento de freiras todo, no que é visto por muitos estudiosos como um dos mais sensacionais casos de posse de massa e histeria sexual da história.

Baseado no livro de Huxley, em 1969 , Krzysztof Penderecki criou uma ópera do mesmo nome. No ano seguinte, Ken Russell dirigiu o filme The Devils , também baseado em livro de Huxley, e uma peça de John Whiting (embora a descrição expressionista de Loudun no filme não tem qualquer semelhança com a cidade real). Um filme polonês, Madre Joana dos Anjos (1961), transpõe a história para a Polônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário